
Há lá coisa pior para os pais que o choro dos seus filhos?
E quando isso acontece pela noite dentro?
E quando isto se repete por várias e várias noites?
E quando isto acontece sem razão aparente? Aí é o caos e o desespero dos pais, pois se não há razão aparente para a criança chorar.
Então porque é que chora e o que fazer?
Em primeiro lugar devemos ter em mente que o bebé viveu nove meses protegido e apertadinho na barriga da mãe, pelo que tudo cá fora é absolutamente novo, enorme e assustador.
É importante que percebas que comparado com a barriga da mãe até um berço pode ser um local demasiado espaçoso e assustador.
Então o que fazer?
Simples, o ideal será tentar criar as condições mais parecidas com o sítio de onde ele veio e portanto vamos lá voltar às origens com estas duas práticas:
1) Usa e abusa do sling. O sling é algo usado há milhares de anos, no entanto o seu uso nos países desenvolvidos foi-se perdendo porque existe a ideia que é uma coisa de países subdesenvolvidos.
O sling provoca calor, aconchego, a proximidade da mãe (atenção papás não usem isto como desculpa para o sling ser só para a mãe), a sensação de um enorme conforto e segurança. Para a mãe (ou pai), o sling permite libertar os dois braços pelo que podes realizar várias tarefas enquanto dás colo e acalmas o teu bebé.
Atenção que sling é uma coisa e marsúpio é outra e eu estou a falar de sling, fui claro?
2) Enrola o teu bebé. Isto também é algo usado há milhares de anos cujo hábito também se foi perdendo pelas mesmas razões do sling.
Enrolar o bebé provoca-lhe um enorme sentimento de conforto e segurança, o que faz com que chore muito menos e durma mais profundamente e por mais tempo.
Apesar de parecer que o bebé fica preso e isso possa causar desconforto ou irritabilidade, na prática acontece exatamente o contrário, pois nesta fase o que é desconfortável para o bebé é mesmo o fato dos seus braços se afastarem e existir tanto espaço, pelo que ficar enrolado dá-lhe a sensação de que está de volta ao conforto e segurança da barriga da mãe.
Claro que se o bebé já estiver irritado ao coloca-lo no sling ou ao enrolá-lo é natural que ele esperneie e chore um pouco mais, uma vez que estando ele já está irritado e estando tu a provocar-lhe uma nova mudança, no curto prazo isto pode irritar um pouco mais a criança, mas se deixares passar tempo suficiente para que ela consiga processar a mudança de ambiente o mais natural é que ela se acalme quando perceber que agora está num sitio seguro.
Vê com atenção este vídeo de um dos pediatras que mais defendeu o regresso a enrolar os bebés, o Dr. Harvey Karp.
Em suma, se queres acalmar o teu bebé, volta às origens e usa e abusa dos panos. Fácil e barato!
Esta foi a minha contribuição desta semana para a Comunidade Pais Mais Ligados, agora quero ver a tua! Aproveita este artigo para manifestares a tua opinião ou até mesmo para abrires um debate sobre o tema. Acredito profundamente que te sirvo melhor se usar o meu tempo e energia a criar novos artigos que te ajudem a tornar numa Mãe ou Pai Mais Ligado. Por este motivo, não entrarei em debates nem poderei a responder aos comentários, mas eu leio todos e ficarei muito feliz em ler o teu. Se este artigo fez sentido para ti, por favor partilha.
Com amor,
António