Hoje não quero ir à escola de manhã!

O que fazer quando não quer ir à escola

Há dias o meu filho disse «Hoje não quero ir à escola de manhã».

Este é daqueles momentos de tensão em que está na hora de sair de casa e nos apercebemos que há algo que nos vai atrasar. Ainda tentei convencê-lo rapidamente que nos tínhamos de despachar para não nos atrasarmos, mas ele estava muito seguro de si quando afirmava que não queria ir para a escola de manhã.

Nesta altura perguntei-me «O que fazer quando o filho não quer ir à escola?»

Perguntei-lhe então o porquê e ele respondeu-me que naquele dia queria ficar a manhã em casa connosco. Eu disse-lhe que isso não seria possível pois ele tinha mesmo de ir para a escola mas ele continuava muito decidido em manter a sua posição e não ir à escola da parte da manhã.

Após várias tentativas de tentar convencê-lo a ir para a escola e a explicar-lhe que tinha de ir pois estávamos a ficar muito atrasados, percebi que ele estava mesmo decidido em não ir.

Foi aí que escolhi activar o detective que está dentro de mim e calmamente comecei a fazer-lhe perguntas.

Depois de várias histórinhas disse-me que não queria ir à escola de manhã porque acha as aulas de Português uma seca.

Demorei cerca de uma hora para fazê-lo entender porque é que deveria ir às aulas mesmo sendo uma seca.

Como já passava muito tempo da hora de entrada, segundo as regras da escola agora já só poderia entrar depois do almoço, o que resultou em que apesar de ter aprendido a lição conseguiu o que queria, ir à escola só depois do almoço.

Às vezes as crianças conseguem o que querem e aprendem a lição.

Às vezes os adultos não conseguem o que querem das crianças e mesmo assim conseguem que estas aprendam a lição.

Se estivermos atentos e disponíveis podemos aprender que a parentalidade é como a vida, perfeita nas suas imperfeições.

Esta foi a minha contribuição de hoje para a Comunidade Pais Mais Ligados, agora quero ver a tua! Aproveita este artigo para manifestares a tua opinião ou até mesmo para abrires um debate sobre o tema. Se este artigo fez sentido para ti e achares que possa ajudar alguém, por favor partilha.

Com amor,

António

Foto: Pexels

Gostou deste artigo? Então comente, partilhe e seja o primeiro a receber todos os artigos da comunidade Pais mais Ligados, inscreva-se com o seu nome e e-mail para receber todos os artigos e novidades da comunidade.

Um comentário no post “Hoje não quero ir à escola de manhã!

  1. É uma realidade as crianças são muito manipuladores e aconselho, nada de palmadas, por vezes nestas historias pode haver bowling, à que esta muito atento.. parabéns a este site..


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.